Bitcoin é um Investimento Seguro?

Bitcoin é um investimento. Período. Com qualquer investimento, você sempre terá risco.

Este ainda é um espaço tão novo que é impossível dizer com certeza se continuará a sua ascensão meteórica, se os preços se estabilizarem e, eventualmente, manterem um valor constante, ou se alguma coisa irá reduzir drasticamente seu valor.

Com isso dito, acho que a maioria dos conselhos que você irá encontrar irá abordar vários dos mesmos conceitos, mais notavelmente o espaço em que a Bitcoin está tentando operar e os benefícios inerentes que ele possui nos sistemas fiat tradicionais.

Pegue, por exemplo, uma empresa que vende um produto e aceite o Bitcoin para pagamento. O Bitcoin não tem um valor estável em relação às moedas tradicionais, mas tem um valor para mim e tem um valor para a empresa da qual desejo comprar um produto. Se ambos concordarmos que a quantidade de Bitcoin que solicita o pagamento é um comércio justo, então temos um acordo e o “valor” do mundo real de Bitcoin foi legitimo.

Não há moeda para conversão de moeda que precisa ocorrer; Não há taxas de transações padrão e dispendiosas por um sistema bancário centralizado; Não há dias após dias de espera para que essas transações ocorram e sejam verificadas por meios tradicionais.

Talvez o indicador mais forte de se o Bitcoin seja ou não um investimento “seguro” é exemplificado pelo aumento na aceitação dele em troca de outros bens ou serviços de valor para as pessoas. Se mais pessoas estão aceitando isso por seus bens ou serviços, então, em teoria, a avaliação continua a crescer ou, na pior das hipóteses, permanece completamente estagnada em relação a qualquer moeda. Mas o ponto é que agora é reconhecido como tendo pelo menos * algum * valor.

É difícil para mim imaginar o que vai fazer o Bitcoin desaparecer. Novas moedas de criptografia podem aparecer (e eles constantemente fazem estes dias), mas mesmo que um ou vários deles ofereçam uma melhoria significativa na tecnologia subjacente, a Bitcoin ainda possui uma taxa de adoção considerável e crescente em todo o mundo.

Não há nada que detenha o próximo grande concorrente (quem quer que seja, não é um endosso explícito da Ethereum a esse respeito) de vir junto e tentando aproveitar uma parte do espaço global de criptografia em linha, mas também não há motivo para que vários As plataformas não podem se sentar ao lado e ser complementares entre si.

Então pegue como quiser. Continue fazendo perguntas e faça pesquisas adicionais. Os exemplos aqui não são de forma alguma exaustivos em relação aos aspectos positivos e negativos da Bitcoin especificamente e das moedas criptográficas em geral. Vivemos em um mundo de mudanças tecnológicas cada vez mais aceleradas. O que faz sentido hoje e presta a aparência do melhor, já que o pão cortado pode ser obsoleto ou de outra forma superado em valor até amanhã.

Disclaimer padrão: este não é um conselho de investimento. Você nunca deve investir dinheiro que você não esteja totalmente preparado para perder.